Novos usos para a tecnologia Blockchain

Tempo de leitura: 4 minutos

O rompimento de barreiras e pragmatismos provocados pelo advento da tecnologia de Blockchain ocorreu não apenas no âmbito econômico, com as criptomoedas, mas também na política, sociedade, área jurídica, transformando a forma de produzir e negociar bens e serviços. Isso abriu caminhos para que o Blockchain pudesse ser explorado e aplicado de outras formas, para solucionar problemas cotidianos e otimizar processos.

Acompanhe conosco e descubra de que formas essa tecnologia pode ser utilizada.

A fundadora do Institute for Blockchain Studies, Melanie Swan em seu livro “Blockchain: Blueprint for a New Economy” afirma que o Blockchain pode existir em três versões segundo suas formas de utilização: 

  • Blockchain 1.0: para transações e aplicações de criptomoedas ou sistemas de pagamento digitais.
  • Blockchain 2.0: contratos inteligentes, registro de propriedade intelectual, ações, empréstimos, títulos ou hipotecas.
  • Blockchain 3.0: áreas como saúde, organizações governamentais, comunidades acadêmicas e científicas, literatura, arte, cultura, etc. 

Dentre essas aplicações, podemos destacar: 

Cadeia de Suprimentos

O Blockchain pode melhorar negócios de modelos convencionais auxiliando na gestão de cadeias de suprimentos e de registros de identificação, pois é uma forma de manter um histórico não passível de fraude de todos os processos a  que determinado produto esteve submetido. Um exemplo dessa aplicação é a Provenance, que desenvolveu um aplicativo que utiliza Blockchain, para registrar toda as informações e a história de um determinado produto passando por toda a cadeia de suprimento.

IoT (Internet das Coisas)

A Internet of Things é a integração de dispositivos à internet e consequentemente a possibilidade fornecida aos usuários de acessar vários serviços através de dispositivos diferente de um smartphone, por exemplo.  A aplicação do Blockchain junto com a IoT possibilita a criação de um método padronizado para acelerar o processo de troca de dados entre dispositivos de IoT sem a necessidade de um intermediário. Um caso real dessa união é a empresa Filament que utiliza hardwares minúsculos que são acoplados a todos os tipos de objetos de IoT. Estes dispositivos serão registrados no blockchain e terão identidade própria, podendo se comunicar com outros objetos/rede através da internet e dos micropagamentos em bitcoins. 

Contratos inteligentes 

Os contratos inteligentes, são uma das muitas evoluções da tecnologia Blockchain e possibilitam que algoritmos autônomos sejam criados para se fazer cumprir sempre que determinadas cláusulas sejam satisfeitas. A Ethereum além de ter ser uma recompensa aos desenvolvedores que usam a plataforma em seus projetos, também foca em contratos inteligentes. 

Registro Imobiliário

O Blockchain pode ser utilizado para registro de terras e edificações, pois todos os registros, transferências e hipotecas são inseridos no sistema criando um histórico,  facilitando a gestão e melhorando a eficiência dos processos de registro imobiliário. No Rio Grande do Sul, as cidades de Pelotas e Morro Redondo adotam e seus Cartórios de Registro de Imóveis a solução de Blockchain da Ubitquity, que permite registrar o endereço da propriedade, o proprietário, o número de parcela e classificação de zoneamento da propriedade. 

Saúde

A tecnologia de Blockchain pode ser muito útil na área da saúde, uma vez que possibilita  o compartilhamento de históricos médicos de pacientes entre os profissionais da saúde. Isso facilita a obtenção de diagnósticos mais assertivos além de ajudar a desenvolver redes de compartilhamento de dados ricas em informações que poderão ajudar na criação de políticas públicas e em significativas descobertas na área de pesquisa. A MedicalChain é um grande exemplo do uso dessa tecnologia na área da saúde. A empresa usa Blockchain para armazenar registros de saúde de pacientes, mantendo uma única versão verdadeira que pode ser solicitada por médicos, laboratórios e hospitais para obter informações sobre determinado paciente e para registro de novas informações.

Governo

Nas organizações governamentais, a tecnologia de Blockchain para trazer mais transparência, segurança e confiabilidade às iniciativas e operações, além de que o uso desta tecnologia dispensa o investimento em estruturas internas robustas, gerando redução de custos e, consequentemente, capital para ser remanejado a outras áreas e projetos. No Brasil, a Serpro desenvolveu uma plataforma Blockchain para o Governo Federal, a qual oferece ao governo agilidade para criar e ampliar redes de Blockchain, com o propósito de reduzir burocracia, fornecer transparência às operações e reduzir custos.

Entre para o mundo das criptomoedas com a AmericansBitcoin! Negocie Bitcoins com o melhor preço na plataforma mais inovadora do Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *