Holochain vs Blockchain

Tempo de leitura: 4 minutos

Embora seja a mais famosa não apenas entre as criptomoedas, a tecnologia de Blockchain, criada em 2008, encontra algumas limitações em sua escalablidade. Para tentar solucionar este problema, diversas soluções têm sido criadas, entre elas a Holochain.

Continue a leitura e descubra mais sobre as tecnologias e quais suas principais diferenças.  

Características do Blockchain

A tecnologia Blockchain é  um livro razão público que faz o registro de uma transação de  criptomoedas, de forma que esse registro seja confiável e imutável.

Uma das principais características da Blockchain é a construção dos blocos de transações uns sobre os outros, formando o que nomeia esta tecnologia: uma cadeia de blocos, na qual cada bloco produz um hash exclusivo que identifica as transações.

Tendo um hash único por bloco, caso haja tentativa de alteração das informações da transação, um novo hash será gerado e a fraude será identificada. Além disso, a publicação das transações no livro razão público também impede a ocorrência de fraudes. 

O que é a Holochain?

É um tipo de tecnologia de contabilidade distribuída que vem após a tecnologia blockchain e busca modificar a atual estrutura de internet. A Holochain é uma rede peer-to-peer que não leva em conta o consenso e não exige a validação de blocos através de mineração. 

Segundo a plataforma, a Holochain é um DLT que se distribui entre os nós evitando toda e qualquer instância de controle centralizado do fluxo de dados em sua plataforma.

Isso porque a Holochain utiliza uma tabela de hash distribuída (DHT), que permite que os usuários armazenem seus dados utilizando determinadas chaves. Esses dados ficam em locais reais distribuídos em vários locais do globo. A estrutura distribuída em diversos locais evita o congestionamento da rede e oferece mais escalabilidade, possibilitando que as transações pela rede Holochain cheguem à milhões de TPS. Muito embora, a Holochain não possua tokens ou criptomoedas, mas sim o Holo Fuel, o combustível das transações na rede. 

Um diferencial da Holochain é o fato de cada dispositivo da rede possuir seu próprio ledger seguro e funcionar de forma independente ao mesmo tempo em que interage com os outros dispositivos da rede, obtendo uma solução de edge computing descentralizada. Ou seja, cada nó da rede Holochain possui sua própria cadeia, sendo que as cadeias interagem entre si de tal forma que uma transação envolvendo duas cadeias ocorre de forma muito rápida e é registrada em ambas as cadeias. 

A Holochain também pode ser utilizada para a hospedagem de aplicativos descentralizados (hApps, neste caso), sendo que para isto os desenvolvedores necessitam apenas de confirmação da cadeia única que forma toda esta rede DLT, assim, o processo também é bastante rápido. 

Principais diferenças

Uma grande diferença entre a Blockchain e a Holochain é sua estrutura. Enquanto a Blockchain armazena e transfere os dados agrupados em cadeias de blocos, a Holochain utiliza um modelo holográfico para armazenar e transferir os dados além de possibilitar, no caso dos hApps, a organização dos mesmos em várias dimensões de sua rede, garantindo que sejam de fato distribuídos. 

Outra diferença está no mecanismo de consenso. Na Holochain, ele não é obrigatório, mas pode ser ativado e chama-se “Prova de Serviço”, na qual o usuário é recompensado quando conclui um serviço para outro usuário, sendo recompensado em criptomoedas. A Blockchain exige consenso e demanda a realização da proof-of-work para a validação de transações. 

Além disso, na Blockchain, os nós dependem da rede única para poderem iniciar e validar suas transações, enquanto na Holochain, cada nó da plataforma possui sua própria “corrente”/cadeia. Fato que gera mais divergências entre a Blockchain e a Holochain, pois a Holochain não demanda mineradores, tendo taxas de transação quase nulas. Já a Blockchain precisa de mineradores para validação das transações, possuindo taxas mais altas para as transações.

Pode-se perceber que embora funcionem para o mesmo propósito, registrar transações de forma a evitar fraudes, a Holochain, chamada por alguns de tecnologia pós-blockchain, apresenta diferenças notáveis no que compete à velocidade, processo de consenso, diferença estrutural e o fato de a Holochain ser mais distribuída ao passo que a Blockchain é mais descentralizada. Entretanto, a Blockchain ainda é a tecnologia mais adotada, não apenas para criptomoedas, mas também diversas outras áreas.

Confira nosso comparativo entre Blockchain e DAG.

Entre para o mundo das criptomoedas com a AmericansBitcoin! Negocie Bitcoins com o melhor preço na plataforma mais inovadora do Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *