O que são NFTs e como funcionam?

Tempo de leitura: 4 minutos

Tokens não fungíveis (NFT) são ativos digitais que representam uma ampla gama de itens exclusivos tangíveis e intangíveis, de cartões esportivos colecionáveis ​​a imóveis virtuais.

Um dos principais benefícios de possuir um colecionável digital versus um colecionável físico é que cada NFT contém informações distintas que o tornam exclusivo de qualquer outra NFT e facilmente verificável. Isso torna inútil a criação e a circulação de colecionáveis ​​falsos, porque cada item pode ser rastreado até o emissor original.

Ao contrário das criptomoedas regulares, os NFTs não podem ser trocados diretamente entre si. Isso ocorre porque dois NFTs não são idênticos, mesmo aqueles que existem na mesma plataforma, jogo ou na mesma coleção. 

Pense neles como ingressos para festivais. Cada ingresso contém informações específicas, incluindo o nome do comprador, a data do evento e o local. Esses dados impossibilitam a troca de ingressos para festivais.

A grande maioria dos tokens NFT foi construída usando um dos dois padrões de token Ethereum (ERC-721 e ERC-1155), projetos criados pela Ethereum que permitem aos desenvolvedores de software implantar NFTs facilmente e garantir que sejam compatíveis com o ecossistema mais amplo, incluindo trocas e serviços de carteira como MetaMask e MyEtherWallet. 

Outras características principais dos NFTs incluem:

  • Não interoperável: Um CryptoPunk não pode ser usado como um personagem no jogo CryptoKitties ou vice-versa. Isso vale para itens colecionáveis, como cartões comerciais.

  • Indivisível: NFTs não podem ser divididos em denominações menores. Eles existem exclusivamente como um item inteiro.

  • Indestrutível: Como todos os dados NFT são armazenados no blockchain por meio de contratos inteligentes, cada token não pode ser destruído, removido ou replicado. A propriedade desses tokens também é imutável, o que significa que os jogadores e colecionadores realmente possuem seus NFTs, não as empresas que os criam. Isso contrasta com a compra de coisas como música na loja iTunes, onde os usuários não possuem realmente o que estão comprando, eles apenas compram a licença para ouvir a música.

  • Verificável: Outro benefício de armazenar dados históricos de propriedade no blockchain é que itens como arte digital podem ser rastreados até o criador original, o que permite que as peças sejam autenticadas sem a necessidade de verificação de terceiros.

Por que os NFTs são importantes?

Os NFTs se tornaram extremamente populares entre usuários de criptomoedas e empresas por causa da maneira como revolucionaram o espaço de jogos e itens colecionáveis. Desde novembro de 2017, houve um total de US $174 milhões gastos em NFTs.

Graças ao advento da tecnologia blockchain, jogadores e colecionadores podem se tornar os proprietários imutáveis ​​de itens no jogo e outros ativos exclusivos, bem como ganhar dinheiro com eles. 

Em alguns casos, os jogadores têm a capacidade de criar e monetizar estruturas como cassinos e parques temáticos em mundos virtuais, como The Sandbox e Decentraland. Eles também podem vender itens digitais individuais que acumulam durante o jogo, como fantasias, avatares e moeda do jogo em um mercado secundário.

Para os artistas, poder vender obras de arte em formato digital diretamente para um público global de compradores, sem usar uma casa de leilões ou galeria, permite que eles mantenham uma parte significativamente maior dos lucros que obtêm com as vendas. 

Os royalties também podem ser programados em arte digital, de modo que o criador receba uma porcentagem dos lucros da venda cada vez que sua obra de arte for vendida a um novo proprietário.

Por que os NFTs têm valor?

Como todos os ativos, a oferta e a demanda são os principais impulsionadores do preço no mercado. Devido à natureza escassa dos NFTs e à alta demanda por eles de jogadores, colecionadores e investidores, as pessoas geralmente estão preparadas para pagar muito dinheiro por eles.

Quais são os NFTs mais caros?

Dragon the CryptoKitty continua a ser um dos NFTs mais caros do mercado, avaliado em 600 ETH.

O carro de corrida único “1-1-1” da F1 Delta Time foi vendido por 415,9 ETH em maio de 2019.

Alien # 2089 vendido por 605 ETH em janeiro de 2021. Este NFT faz parte da coleção CryptoPunk, os primeiros NFTs já criados. No geral, existem 10.000 CryptoPunks diferentes e apenas nove Alien CryptoPunks.

Um card colecionável digital da NBA Topshot do astro do basquete LeBron James foi vendido por US $100.000.

Um Axie chamado Angel do jogo baseado em NFT Axie Infinity vendido por 300 ETH.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *