Entenda o significado das expressões Bull Market e Bear Market

Tempo de leitura: 4 minutos

Os termos Bull Market e Bear Market são usados para apresentar o desempenho da bolsa de valores, sejam quando eles estão valorizando ou desvalorizando.

Bull Market, ou como é comumente chamado “mercado de touros”, uma menção ao ataque do animal, que tende a sempre jogar suas vítimas para cima, está relacionado aos ciclos de alta no mercado. O termo “bullish” está associado a momentos bons da economia, assim como altas sucessivas dos ativos.

Bear Market, ou “mercado de urso”, que ao contrário do touro, sempre ataca suas vítimas com as patas, empurrando-as para baixo, está ligado aos ciclos de baixa do mercado. O termo “bearish” refere-se aos períodos de pessimismo e queda nos valores dos ativos.

Apesar de serem termos opostos, o Bull Market e Bear Market estão relacionados entre si, uma vez que um marca o tempo do outro no mercado.

Características do mercado no Bull Market:

Os mercados financeiros tendem a seguir padrões cíclicos, sendo fortemente influenciado pela economia mundial e o emocional dos investidores. Apesar do mercado de ações não ser a economia, eles estão interligados, um reflete as preocupações e ansiedade do outro.

Durante esse período é comum um cenário econômico otimista, com aumento do PIB, diminuição da inflação, queda dos juros, menores taxas de desemprego e maior lucro das empresas.

Como já mencionamos, o Bull Market ocorre quando o mercado está em alta, ou seja, com a acessão dos valores dos ativos os investidores tornam-se otimistas. Com todos os pontos a favor o número de investidores, normalmente, tende a subir, uma vez que todos acreditam que o período de altas continuará a longo prazo.

Apesar da forte demanda na procura por títulos, poucos investidores estão tendenciosos a venda de suas ações, o que faz com que os preços subam ainda mais, cedendo é lei de oferta e procura.

Características do mercado no Bear Market:

A bolsa de valores é impactada diretamente pelo comportamento dos seus investidores. Em um período crescente os investidores tornam-se otimistas e gananciosos, já em períodos de baixa o medo e ansiedade são refletidos nas ações de cada investidor.

Durante o Bear Market, o mercado está em baixa, a queda nos valores das ações e o pessimismo dos investidores são características fortes. A tendência é que cada vez mais investidores vendam suas ações, devido o medo de perder mais dinheiro, com uma baixa ainda maior, o que desencadeia ,ainda mais, a queda nos valores.

Aqui acontece o efeito contrário ao Bull Market, no qual a procura por ações a venda é alta, nesse período temos vários investidores desejando vender suas ações e poucos que desejam comprá-las.

É comum que nessa fase a economia esteja desacelerada, o índice de desemprego esteja alto, ocorra a diminuição do PIB, aumento da inflação e dos juros, e um acúmulo de dívidas nos setores industriais.

É possível ganhar dinheiro no Bull Market e no Bear Market?

A melhor estratégia para lucrar na bolsa de valores é apostar em ações de boas empresas mensalmente. É preciso ter em mente que os altos e baixos vão acontecer, assim como ter a certeza de que eles são passageiros, nada dura para sempre.

Não é possível prever quando o ciclo vai mudar, por isso o ideal é sempre ter cautela. Investimentos a longo prazo tendem a ser mais lucrativos para os investidores, porém é preciso analisar cada situação.

Quando o mercado está em alta, aqueles que saem na frente e aproveitam no início da tendência, costumam se beneficiar mais com o aumento dos valores das ações, porém nos períodos mais agudos é preciso que o investidor firme o seu posicionamento e garanta o lucro.

Nos períodos de baixa, o mais importante é manter a calma e a paciência. Vender todas as suas ações, com medo do prejuízo, pode gerar um prejuízo ainda maior. Esse pode ser um excelente momento para realizar a compra de boas ações com um preço reduzido.

Além de manter sempre a cautela, lembra-se de que nem sempre a melhor opção é fazer aquilo que todos estão fazendo, por isso é importante saber o seu perfil como investidor, assim será mais fácil tomar as suas próprias decisões.

A melhor forma de consolidar um índice de lucro relacionado a compra de ações, é pensar que esse investimento é com prazo indeterminado, assim você garante a calma, tanto em momentos de Bull Market como em Bear Market.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *