Stablecoins o que são?

Tempo de leitura: 2 minutos

A maioria das pessoas que desejam investir em criptomoedas temem a volatilidade dessas moedas. Porém muito já vem se falando a respeito das “moedas estáveis” ou stablecoins, vamos entender como essas moedas se diferenciam das já existentes.

O que são stablecoins?

Os stablecoins ou moedas estáveis, são uma classe de moedas criadas com o intuito de diminuir os impactos causados pela volatilidade, mantendo um valor estável, sem que ocorra uma variação de valor constante.

As moedas mais comuns estão ligadas a moedas fiduciárias, como por exemplo o dólar e o euro, mas também é possível que estas estejam respaldadas por outros criptoativos com valor estável, ou commodities, como metais preciosos e petróleo.

Essas moedas diferenciam-se das demais criptomoedas por terem a sua emissão centralizada, tendo como regulador a empresa proprietária do sistema blockchain que as realiza.

As principais vantagens dos stablecoins:

A principal vantagem apresentada pelos stablecoins está em tentar atenuar a volatilidade dos criptoativos para quem investe nesses ativos, muitos já os considera como a porta de entrada para quem deseja entrar com um pouco mais de segurança no universo cripto.

Outro grande diferencial dos stablecoins é a mobilidade que ele traz para os recursos. Por exemplo, sempre que houver uma percepção de queda, o investidor poderia transferir as suas alticoins, ou os bitcoins, para um stablecoin, evitando a desvalorização.

O inverso também é possível, mediante uma perspectiva de valorização, seus recursos já estariam prontos para serem alocados em outros ativos, sem a necessidade de aguardar um tempo maior de processamento.

Outro ponto positivo está na reserva de valor do stablecoin, a moeda acompanhará a oscilação de preço do seu ativo base. Como já mencionamos, o stablecoin pode estar relacionado a uma moeda fiduciárias, commodities ou outro criptoativo, desta forma se ocorrer alguma valorização, o mesmo acontecerá com o stablecoin.

As vantagens oferecidas pelas moedas estáveis, vão além dos investidores de criptomoedas, uma vez que quando relacionadas a moedas fiduciárias, os stablecoins permitem transações entre países diferentes.

Gostou do conteúdo? Acompanhe AmericansBitcoin nas redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *