O que existe de especial no Cardano (ADA)?

Tempo de leitura: 2 minutos

Para entender o que é há de tão especial no Cardano (ADA), precisamos conversar sobre o que seria o Cardano e como funciona. Continue a leitura para entender melhor.

O que é Cardano?

No universo cripto é comum falarmos em plataformas blockchain, o Cardano se autodenomina como uma blockchain da terceira geração, assim como Ethereum, pretende ser uma plataforma na qual as pessoas possam criar contratos inteligentes.

Criado a partir de um projeto de pesquisa, no qual seus criadores tinham em mente a criação de um ecossistema mais equilibrado e sustentável para criptomoedas. Com esses fundamentos, o Cardano vem evoluindo para resolver problemas como escalabilidade, consumo de energia e capacidade de interação com o dinheiro.

Tendo como inspiração as publicações científicas, a equipe de criação do Cardano adotou uma abordagem de revisão por pares para a sua criptomoeda, desta forma, todas as modificações e recursos introduzidos são verificados por acadêmicos.  

Resumindo, Cardano é uma blockchain e, também, uma plataforma de contratos inteligentes, que utiliza pesquisas revisadas por pares para garantir sua segurança, evitando assim erros cometidos por seus antecessores.

O que existe de especial no Cardano?

Como já mencionamos, o Cardano utiliza uma abordagem revisada por pares para sua criptomoeda, assim todos os recursos introduzidos, modificações e até o algoritmo de consenso da rede são revisados por acadêmicos antes da sua aplicação na rede.

Além da abordagem de revisão por pares, o Cardano utiliza a “prova de aposta” para verificar as transações realizadas, diferente de seus antecessores, que utilizam a “prova de trabalho”, que por sua vez consome muita eletricidade, além de possuir um número limitado de transações por vez.

A prova por aposta pretende solucionar problemas escalabilidade e interoperabilidade, tornando a rede mais segura e diminuindo o consumo de energia.

A rede utiliza um algoritmo chamado Ouroboros para definir quem criará o próximo bloco, assim como a validação.

O que seria o Ouroboros?

O Ouroboros é o algoritmo que define o Cardano, sendo o primeiro protocolo de blockchain baseado em pesquisa revisada por pares, além de ser a solução do projeto para a prova de aposta.

O algoritmo é essencial para proteger a rede, validar as transações, além de ser o responsável pela capacidade do Cardano de ser uma plataforma de prova de aposta descentralizada.

O que seria o ADA?

O ADA é a criptomoeda criada pelo Cardano, estando atualmente entre as 10 principais criptomoedas, estando disponível para compra na maioria das bolsas do mundo.

Porém, embora você possa comprar e negociar ADA, não é possível utilizá-lo para comprar bens e serviços, como outras criptomoedas, por exemplo o Bitcoin. 

Por utilizar a prova de aposta, a criptomoeda do Cardano não é minerada, ao invés de mineiros, existem validadores, que são escolhidos pela própria rede, considerando a quantidade de moeda ADA que possuem.

Uma vez selecionada para validar transações no bloco, os validadores apostam em quão confiantes estão em poder verificar todas as transações. Caso o blockchain verifique o bloqueio do validador, eles ganham a aposta e recebem uma recompensa em ADA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *