O que é Zcash e como funciona?

Tempo de leitura: 4 minutos

Desde a popularização do Bitcoin e a consolidação das criptomoedas, dezenas de novas criptomoedas surgiram, tendo sempre como objetivo principal superar moedas digitais já existentes.

O Zcash não é diferente, a moeda surgiu com o intuito de superar as criptomoedas que já estão no mercado, principalmente as moedas de pagamento. Aqui vamos entender um pouco mais sobre o Zcash e como ele funciona.

O que é o Zcash?

 O Zcash foi criado em 2016 pelo Zooko Wilcox O’Hearn, como uma resposta uma resposta à demanda crescente por mais privacidade e anonimato nas transações com criptomoedas.

Como já mencionamos, como a popularização do Bitcoin, muitas moedas foram criadas com os mesmos objetivos, porém após um tempo ficou claro que as transações realizadas poderiam ser facilmente rastreadas, revelando as identidades envolvidas.

O Zcash foi desenvolvido para resolver esse problema, sendo implementado camadas adicionais de segurança e privacidade à sua blockchain.

Como o Zcash funciona?

Para criação do Zcash foi utilizado o modelo fundamental do Bitcoin, um livro público, porém as informações sobre as transações e os usuários foram criptografadas, ou seja, mesmo que as transações sejam registradas, elas são visíveis apenas para os usuários autorizados.

A maioria das criptomoedas fornece aos seus usuários uma chave pública, que representa o número da sua conta, caso alguém deseje enviar alguma moeda digital para o usuário, basta ter acesso a essa chave pública.

Com o passar do tempo, após várias transações torna-se possível rastrear as transações através dessa chave pública. Essas brechas podem levar a violações de informações pessoais.

O Zcash, visando superar essas brechas, utiliza um método de encriptação chamado ZK SNARKs, que significa Provas de Conhecimento Zero (Zero-Knowledge Proofs).

O ZK SNARKs permite que os usuários realizem transações sem revelar seus endereços ou chaves da blockchain. Esse mesmo método torna as transações não rastreáveis na blockchain, encriptando todos os endereços de pagamento e o valor da transação.

Como as chaves de pagamento na blockchain não são reais, torna-se impossível rastrear as transações e os indivíduos associados a elas, diferente de outras criptomoedas, no qual as chaves públicas e as transações estão sempre visíveis.

Quais as principais vantagens do Zcash?

Além de todos os benefícios que já conseguimos encontrar, de forma comum, em criptomoedas, o Zcash possui algumas vantagens exclusivas:

TAXAS: Realizar transações com o Zcash é extremamente acessível. A moeda apresenta uma taxa média por transação inferior a.m centésima de centavo.

ANONIMATO: Com a tecnologia Zero-Knowledge Proofs, o Zcash consegue processar e verificar as transações sem a necessidade de revelar as chaves e endereços de pagamento dos usuários, assim como o valor da transação.

RESISTÊNCIA A ATAQUES E CENSURAS: Por possuir uma blockchain descentralizada, a rede é resistente a ataques cibernéticos e a censuras. Não existe uma autoridade central que possa exercer influência sobre a forma como a rede é operada.

POSSIBILIDADE DE AUDITORIA: Caso o usuário necessite revelar as suas informações a terceiros, para realização de auditorias ou qualquer outro motivo, é possível fazê-lo mantendo a privacidade.

ACEITAÇÃO NO MUNDO REAL: O Zcash é uma moeda totalmente viável, aceita em diferentes locais.

FACILMENTE ACESSÍVEL: Com a popularidade em alta, é possível encontrar a moeda nas principais plataformas de negociação de criptomoedas.

Quais os pontos negativos do Zcash?

Apesar de todas as vantagens listadas, é preciso estar atento a alguns pontos apresentados pela criptomoeda.

1 – Necessidade de um setup inicial

O Zcash recebeu muitas críticas pela necessidade de um setup inicial, ou seja, foi necessário um grupo de pessoas para gerar o parâmetro inicial para a rede.

A criação de um parâmetro é a única forma conhecida para utilizar o ZK-SNARKs em blockchain, uma vez que os algoritmos de prova de conhecimento zero consomem muito espaço, sendo inviável construí-los dentro blockchain.

O grande problema desse tipo de sistema é que caso alguém consiga identificar os parâmetros utilizados, essa pessoa poderá criar infinitas moedas, sem que ninguém perceba.

2 – Nem todas as transações utilizam o ZK-SNARKs

Outro ponto a ser considerado é que a utilização do ZK-SNARKs não é obrigatória em todas as transações. As transações que utilizam essa tecnologia são chamadas de shielded, as demais são transações transparentes, como as já utilizadas pelo Bitcoin.

Apenas cerca de 13% das transações da rede são shielded, o que permite um ataque de correlação, o que acaba por diminuir o fator de privacidade e anonimato.

Apesar desses pontos mencionados, o Zcash vem registrando um crescimento enorme em termos de progresso estratégico e preço. A moeda oferece uma solução única, que nenhuma outra criptomoeda foi capaz de oferecer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *