O que é Siacoin e como funciona?

Tempo de leitura: 2 minutos

A crescente no mercado de criptomoedas não pára, a todo momento temos o registro de novas criptomoedas no mercado, cada uma prometendo uma proposta ainda mais inovadora, sempre visando atender as demandas do público.

A Siacoin não é diferente nesse aspecto, aqui vamos entender um pouco mais sobre essa plataforma e o que ela vem prometendo.

O que é a Siacoin?

A Siacoin (Sia) é uma plataforma que fornece opções de armazenamento em nuvem descentralizada, ela surge com o intuito de concorrer diretamente com as empresas centralizadas e já consolidadas no mercado, como é o caso do DropBox e do Google.

Com a Sia, qualquer pessoa pode hospedar ou acessar armazenamento criptografado através da plataforma. É importante ressaltar que todos os contratos, provas de armazenamento e transações são verificáveis usando o livro contábil público da blockchain.

Como funciona o Siacoin?

De maneira bem resumida, a Sia retira a exclusividade do armazenamento em nuvem das mãos dos provedores e entrega nas mãos dos indivíduos. Isso oferece aos usuários um ecossistema de armazenamento peer-to-peer, o que permite que qualquer pessoa possa alugar ou aproveitar o espaço livre no seu disco rígido.

Todos os serviços dentro da rede são pagos pela Siacoin, e todas as transações no ecossistema da Sia são garantidas através de contratos de arquivamento e provas de armazenamento.

Quais as propostas apresentadas pela plataforma Siacoin?

Como já mencionamos, cada criptomoeda surge com o intuito de suprir uma necessidade do mercado. Separamos aqui as principais propostas apresentadas pela Sia.

1 – Armazenamento Colaborativo

Um dos grandes diferenciais da plataforma Sia é que além dela permitir o armazenamento, ela te recompensa por fazer parte da rede de armazenamento. Quando você fornece espaço da sua máquina para armazenamento dos contratos criptografados a plataforma te recompensa com Siacoin, a criptomoeda da plataforma.

2 – Economia Compartilhada  

A Sia é uma plataforma de economia compartilhada, você pode adquirir, usar e comercializar Siacoins de acordo com o seu papel e as suas necessidades.

3 – Distribuição

A Siacoin é descentralizada, ou seja, seus dados são armazenados em vários nós e monitorados por contratos inteligentes automatizados. Não existe nenhum ponto centra de falha.

4 – Desenvolva

É possível desenvolver e conectar seus próprios aplicativos a Sia, assim você pode alavancar sua capacidade de armazenamento e recursos. O valor a ser pago e o que você irá receber são ajustados em tempo real, conforme a necessidade.

5 – Segurança

As suas informações não são compartilhadas, todos os arquivos são automaticamente encriptados, utilizando segurança e algoritmos de grau industrial. A Sia usa uma blockchain para controlar e assegurar a sua plena integridade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *