O que são as Security Tokens e porque o mercado está tão interessado nelas?

Tempo de leitura: 3 minutos

Para quem está por dentro das notícias e novidades a respeito do mercado de criptomoedas, o termo Security Tokens não deve ser estranho.

Apesar de estar sendo considerado como a próxima grande tendência do mercado, ainda pode ser difícil compreender o que são as Security Tokens.

Por isso, vamos tentar entender melhor o que seriam as Security Tokens e o motivo de tanto interesse do mercado nelas.

O que são as Security Tokens?

A Security Token é um termo novo, que faz parte de um conceito novo, por isso a dificuldade que muitos podem ter em compreendê-lo. Para entender o que são as Security Tokens é preciso entender o que é uma Security.

As Securities, ou seguridades, são ativos negociáveis como obrigações de débitos, debêntures, ações, garantias ou até mesmo imóveis. Em outras palavras, uma Security é basicamente ter algo, ou parte de algo, sem a necessidade de possuir o objeto.

Vamos utilizar o seguinte exemplo, possuir uma Security de ouro significa que você possui uma determinada quantidade de ouro, sem a necessidade de ter os quilates de ouro guardados dentro de um cofre.

A Security é um tipo de investimento bem comum, utilizado principalmente por grandes companhias e por governos, para arrecadar valores de investidores. Esses investidores recebem dividendos, taxas geradas por juros ou parte do lucro da companhia ou projeto.

Quando esse tipo de investimento é realizado através de uma blockchain utilizando um Token criptográfico, a Security passa a ser chamada como Security Token.

Quais as principais vantagens das Security Tokens?

A principal vantagem apresentada pelas Security Tokens está relacionada à sua liquidez. As Securities tradicionais, como ações e imóveis, apresentam problemas nesse aspecto.

Com a tecnologia das blockchains, os dividendos podem ser pagos de forma simples, ágil e automatizada, através dos Smart Contracts.

Podemos identificar outra grande vantagem quando pensamos em valores, o preço de uma Security Tokens não está ligada às especulações, como é o caso de outros criptoativos, mas estão apoiadas na seguridade apresentada pela companhia responsável pela sua emissão.

Quais as principais diferenças entre a STO e a ICO?

A STO (Security Token Offering) e a ICO (Initial Coin Offering) oferecem uma forma semelhante de entregar os ativos aos seus investidores, porém as semelhanças não vão muito além disso.

As STOs precisam estar compatíveis com uma regulamentação muito mais rígida que as ICOs, oferecendo seguridades. As ICOs oferecem moedas que poderão ser usadas para acessar uma plataforma na blockchain, ou aplicações descentralizadas. As moedas oferecidas pelas ICOs possuem um propósito de uso, não de investimentos, por isso elas podem “driblar” alguns “padrões legais”.

Devido a esses detalhes, as ICOs acabam por apresentar um padrão de segurança inferior ao das STOs, que precisam estar de acordo com diversos parâmetros legais, que por sua vez agregam seguram ao Token, porém todas essas regulamentações registrem os investidores, que precisam ser acreditados.

Por que o mercado está tão animado com as Security Tokens?

Toda a animação do mercado em torno das Security Tokens está relacionada a algumas especulações.

Muitos acreditam que as Security Tokens representam uma expectativa de alta no mercado, principalmente porque esse tipo de ativo traz uma regulamentação, já muito esperada, por muitos investidores, principalmente os institucionais.

Com a regulamentação, os investidores terão mais interesses em projetos no mercado de criptomoedas, visto que apesar das boas oportunidades já oferecidas, sem uma regulamentação ou envolvimento constitucional, esses investidores acabam por se manter fora desse mercado.

Com a entrada de investidores institucionais para as blockchains, a tecnologia terá grandes chances de valorização, porém essa regulamentação pode ir de encontro com a natureza descentralizada e liberal das criptomoedas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *