4 golpes comuns de criptomoeda em 2022 realizados por criptocriminosos

Tempo de leitura: 3 minutos

Quando se trata de dinheiro, os golpes sempre surgem. E o mesmo acontece com as criptomoedas e o surgimento dos criptocriminosos.

Em fevereiro de 2022, a plataforma de troca de criptomoedas Wormhole perdeu US$ 320 milhões após um ataque cibernético. Além desse ataque, os golpistas de criptomoedas roubaram mais de US$ 1 bilhão desde 2021, de acordo com um relatório da Federal Trade Commission.

A moeda digital é uma moeda armazenada em uma carteira digital, e o proprietário pode transformar a moeda em dinheiro transferindo-a para uma conta bancária.

A criptomoeda, como o Bitcoin, é diferente da moeda digital. Ele usa blockchain para verificação e não passa por instituições financeiras, por isso é mais difícil se recuperar de roubo.

Embora a criptomoeda seja uma tendência mais recente, os criptocriminosos estão usando métodos antigos para roubar. Aqui estão alguns dos golpes comuns de criptomoeda a serem observados.

Esquemas de Investimento em Bitcoin

Em esquemas de investimento em Bitcoin, os golpistas entram em contato com investidores que afirmam ser “gerentes de investimento” experientes. Como parte do esquema, os chamados gestores de investimentos afirmam ter feito milhões investindo em criptomoedas e prometem a suas vítimas que ganharão dinheiro com investimentos.

Para começar, os golpistas solicitam uma taxa inicial. Então, em vez de ganhar dinheiro, os criminosos simplesmente roubam as taxas iniciais. Os golpistas também podem solicitar informações de identificação pessoal, alegando que são para transferir ou depositar fundos e, assim, obter acesso à criptomoeda de uma pessoa.

Outro tipo de golpe de investimento envolve o uso de endossos falsos de celebridades. Os golpistas tiram fotos reais e as impõem em contas, anúncios ou artigos falsos para fazer parecer que a celebridade está promovendo um grande ganho financeiro com o investimento.

As fontes dessas alegações parecem ser legítimas, usando nomes de empresas respeitáveis, como ABC ou CBS, com um site e logotipos com aparência profissional. No entanto, o endosso é falso.

Golpes de Phishing

Os golpes de phishing já existem há algum tempo, mas ainda são populares. Os criptocriminosos enviam e-mails com links maliciosos para um site falso para coletar detalhes pessoais, como informações da chave da carteira de criptomoedas.

Ao contrário das senhas, os usuários obtêm apenas uma chave privada exclusiva para carteiras digitais. Mas se uma chave privada for roubada, é problemático alterar essa chave. Cada chave é exclusiva de uma carteira. Então, para atualizar essa chave, a pessoa precisa criar uma nova carteira.

Para evitar golpes de phishing, nunca insira informações seguras de um link de e-mail. Sempre vá diretamente ao site, não importa o quão legítimo o site ou link apareça.

Golpes de doação de criptomoedas de mídia social

Existem muitas postagens fraudulentas nas mídias sociais prometendo brindes de Bitcoin. Alguns desses golpes também incluem contas de celebridades falsas que promovem a oferta para atrair as pessoas.

No entanto, quando alguém clica no sorteio, é levado a um site fraudulento solicitando verificação para receber o bitcoin. O processo de verificação inclui fazer um pagamento para provar que a conta é legítima.

A vítima pode perder esse pagamento ou, pior ainda, clicar em um link malicioso e ter suas informações pessoais e criptomoedas roubadas.

Exchanges Falsas

Os criptocriminosos podem atrair investidores com promessas de serem uma corretora de criptomoedas. Mas, na realidade, não há operação e o investidor não sabe que é falso até perder o depósito.

Atenha-se às corretoras de criptomoedas mais conhecidas para evitar uma troca desconhecida. Faça algumas pesquisas e verifique os sites do setor para obter detalhes sobre a reputação e a legitimidade da bolsa antes de inserir qualquer informação pessoal.

A Americans Business é uma exchange 100% brasileira desenvolvida para ser uma ponte entre você e a sua liberdade financeira. Acesse nosso site e comece a investir em criptomoedas conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *