Por que investir em criptomoedas mesmo se o seu perfil de investidor for conservador?

Tempo de leitura: 6 minutos

Quem faz parte do mundo dos investimentos sabe que o primeiro passo para realizar bons investimentos financeiros é identificar o seu perfil de investidor. Atualmente, existem um universo de ferramentas que realizam essa tarefa gratuitamente, basta fazer uma breve pesquisa.

Os perfis de investidores se resumem em conservador, moderado e agressivo. É possível encontrar também outras nomenclaturas sinônimas e até uma combinação de algumas características de perfis criando um novo perfil de investidor.

Para que serve o perfil de investidor no mundo das investimentos?

De uma forma geral, de acordo com o seu perfil de investidor é possível determinar mais assertivamente quais são os investimentos que você deve realizar para atingir seus objetivos financeiros, ou seja, quais as oportunidades de investimentos estão mais alinhadas com as suas características como investidor.

Podemos entender o perfil de investidor como uma ferramenta que filtra para vocês as oportunidades financeiras mais alinhadas com os seus objetivos.

Assim, no lugar de você sair vasculhando todos os produtos do mercado financeiro, essa ferramenta lhe entrega um mapa de possíveis produtos financeiros para você e isso definitivamente poderá economizar algum do seu tempo.

Parece simples, não é mesmo? E, na verdade, é para ser simples mesmo, mas com o passar do tempo as pessoas começaram a confundir o objetivo do perfil do investidor e acreditar em alguns mitos sobre o assunto limitando suas oportunidades de investimentos.

Qual é o principal mito que as pessoas construíram sobre o perfil de investidor?

O principal mito sobre os perfis é que eles são uma regra que deve ser seguida à risca e mais do que isso, imutável. Ou seja, se o meu perfil de investidor foi classificado como conservador só devo fazer investimentos em renda fixa e esse perfil “morrerá” comigo.

Então, aquilo que era uma ferramenta criada com o objetivo de potencializar seus investimentos está sendo usada para limitar as suas oportunidades financeiras quando você toma essas informações como verdade única e inquestionável.

Qualquer bom livro sobre investimentos para iniciantes consegue explicar muito bem as duas principais variáveis para bons investimentos. A primeira variável é o perfil de investidor que você já conhece e a segunda é o seu objetivo. 

Como as pessoas costumam esquecer que são os seus objetivos de curto e longo prazo que devem ser usados para definir primordialmente a sua estratégia de investimentos, elas acabam levando mais tempo para conquistar aquilo que desejam, quando conseguem.

Isso provavelmente indica que os investidores iniciantes realizam investimentos de acordo com os que lhe é vendido. Isso pode acontecer desde de títulos de capitalização vendidos pelo seu gerente do banco até a promessa de se tornar milionário da noite para o dia com as criptomoedas.

Por que pessoas estão deixando escapar boas oportunidades de investimentos por conta do seu perfil de investidor?

Assim, como essas pessoas são totalmente guiadas apenas pelo seu perfil de investidor e não possuem um objetivo de investimento específico (elas investem na perspectiva de “quanto mais melhor”), elas consequentemente estão deixando passar boas oportunidades que são encontradas apenas em produtos de renda variável, como ações e criptomoedas.

E, se o seu perfil de investidor for considerado como conservador é mais uma limitação que você se coloca para “olhar torto” para as criptomoedas e não querer saber nada com isso.

Como explicamos anteriormente, não é só o perfil de investidor que é considerado na hora de montar o seu portfólio de investimentos, você também deve considerar os seus objetivos de curto prazo (como a construção da sua reserva financeira), como os objetivos de longo prazo (como a sua aposentadoria).

E por isso, se você deseja alcançar os seus objetivos (esperamos que sim) não seria muito sábio colocar todo o seu dinheiro no mesmo produto de renda fixa, não é mesmo?

O que fazer para explorar o seu perfil de investidor?

A maioria dos consultores de investimentos recomenda a diversificação do portfólio como principal estratégia de investimento e você deve pensar a respeito disso se quiser melhorar os seus rendimentos.

A diversificação é boa por dois motivos principais. Primeiro é uma boa alternativa para proteger os seus investimentos das variáveis externas do mundo que estão longe do seu controle. O segundo motivo é a performance.

Como você estará investindo em produtos diferentes, eles consequentemente irão performar e entregar resultados diferentes. E, é na junção desses resultados que você sai ganhando mais do que investir apenas em uma única opção.

Por isso, se você é conservador e seu coração palpita a menor possibilidade de perder 1 centavo do seu dinheiro é preciso que você reconsidere a sua estratégia de investimentos pensando a longo prazo.

A renda variável talvez não seja mesmo a melhor opção para investimentos de curto prazo, mas se você tem o sonho da sua liberdade financeira deve estudar sobre o assunto.

Por que investir em criptomoedas mesmo se o seu perfil de investidor for conservador?

Investir em criptomoedas não é coisa de outro mundo e não é ilegal. Você também não precisa se tornar um trader e muito menos viver obcecado lendo notícias sobre o mercado a cada minuto.

Mas, também deve ter consciência e pés no chão de que provavelmente não se tornará milionário da noite para o dia, como aconteceu com algumas pessoas.

Então, para fazer bons investimentos em criptomoedas é preciso apenas ter amor pelo o seu dinheiro e dedicar algum tempo para aprender sobre elas.

Quando dizemos em ter amor pelo o seu dinheiro, nos referimos ao fato de valorizar o seu dinheiro a ponto de não se deixar envolver por promessas ilusórias de ganhos extraordinários a curto prazo como infelizmente ainda vemos no mercado das criptomoedas.

E, sabemos que você já valoriza o seu dinheiro demais, tanto que investe apenas em renda fixa para se prevenir de qualquer perda, mas ao mesmo tempo está deixando de aproveitar muitas boas oportunidades no mundo das criptomoedas.

Entenda as criptomoedas como ações, você não precisa investir em todos os projetos de criptomoedas existentes para ter bons resultados, isso na verdade é uma péssima ideia, além de ser praticamente impossível, pois existem mais de 14.000 criptomoedas no mundo e contando.

Escolha os projetos mais sólidos como Bitcoin e Ethereum e comece os seus estudos. Temos certeza que ao entrar em contato com o mercado, verá que é tão normal e simples como investir em renda fixa, mas definitivamente poderá ser mais lucrativo a longo prazo. Topa o desafio?

A Americans Business é uma exchange 100% brasileira desenvolvida para ser uma ponte entre você e a sua liberdade financeira. Acesse nosso site e comece a investir em criptomoedas conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *